Logo Abaixo veja o vídeo de nossos Hérois de Outrora mas Vivo dentro de nossa Alma.

Saltar de paraquedas no meio da floresta amazônica, a maior floresta do mundo. Se destacar em uma operação minuciosa em uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão.  A Brigada de infantaria Paraquedista tem muita história e sua origem percorre o ano 1949, quando aconteceu o primeiro curso de paraquedista militar do Brasil.

Desde então, muitas operações ficaram a cargo desta importante tropa de elite do Exército Brasileiro. Tudo para defender o país ao longo de sua história de luta, garra e muita determinação. Basicamente, podemos apontar que essas são algumas das características dos integrantes que fazem parte da Brigada de Infantaria Paraquedista.

Fazer parte dela é algo tão extraordinário e motivo de honra que a estimativa é que aproximadamente 7 mil jovens tentam entrar para a Brigada de Infantaria Paraquedista. Porém, menos de 3 mil conseguem ser aprovados nos testes.

Atualmente, uma das missões da Brigada de Infantaria Paraquedista é garantir a paz no Haiti, isso porque é o exército Brasileiro, com apoio da ONU, que tem se responsabilizado pelo território haitiano. O país passa por diversos problemas sociais, desde que sofreu um terremoto em 2010.

MAS O QUE FAZ EXATAMENTE A BRIGADA DE INFANTARIA PARAQUEDISTA?

A Brigada de Infantaria Paraquedista, junto com as Forças Especiais e dos Militares dos Grupamentos de Guerra na Selva fazem parte da Tropa de Elite do Exército Brasileiro. Desta forma, podemos imaginar o quanto a Brigada Paraquedista é importante, e realiza missões desafiadoras.

A tropa é preparada para saltar de helicópteros com a utilização de paraquedas e operar as missões em territórios inimigos. Eles têm como meta atuar em até 48 horas no máximo dentro dos territórios mais extremistas, como caatinga, montanhas, pantanal, selva, entre outros. Sendo que têm apoio para permanecer nesses lugares até 72 horas.

Assim que os soldados paraquedistas cumprem a missão, é realizada a entrega do território para as partes devidas. E foi exatamente assim que a Brigada de Infantaria Paraquedista teve papel fundamental na pacificação do Complexo do Alemão. Isso porque, assim que um território é dominado, se inicia uma série de ações e a brigada colabora para que essa posição de ocupação seja mantida.

 COMO É O TREINAMENTO?

Os jovens brasileiros que desejam se tornar paraquedistas do Exército Brasileiro precisam passar por um treinamento rigoroso. Inclusive, outra maneira de conseguir passar e fazer um bom teste é treinar antes. Para isso, se inscrever em alguma escola de formação de paraquedista pode ser uma excelente alternativa para todos aqueles que querem chegar bem preparados no Curso Básico do Exército.

Imagine a adrenalina que é abandonar uma aeronave militar em pleno voo? Essa é a grande função de todos aqueles que fazem o treinamento para entrar na Brigada de Infantaria Paraquedista.

Os aspirantes são submetidos a diversos teste e verificação de especialidades técnicas. Uma das principais exigências é não ter medo do solo, porque só assim um paraquedista poderá ser contemplado com a tão sonhada bota marrom.

O treinamento é rigoroso, tem ginástica, diversos exercícios físicos, saltos, barra, entre muitos outros. Durante o treinamento, muita tensão para exigir o máximo esforço dos aspirantes que precisam ter muita determinação para passar por um treinamento com muita adrenalina.

COMO É POSSÍVEL ENTRAR PARA ESSA TROPA DE ELITE? 

Para entrar para a Brigada de infantaria Paraquedista o candidato precisa ter 18 anos e fazer o alistamento obrigatório no exército. A entrada para a tropa de elite paraquedista ocorre de forma voluntária. Os recrutas passam por muitas instruções teóricas antes de partir para as atividades em campo.

Na peneira, jovens com menos de 1.60 de altura, ou com dificuldades de enxergar são reprovados. Em seguida, ocorrem as entrevistas e avaliação psicológica, assim como uma avaliação geral sobre as origens do candidato.

Depois de tudo isso, vem o primeiro exame físico, onde o recruta precisa subir em uma corda de três metros aproximadamente. Nesse momento, o seu desempenho físico será fortemente testado, com corrida de 2,2 mil metros para ser completada em apenas 12 minutos, além de saltos, barras e flexões.

Não é para qualquer um, definitivamente, fazer parte da Brigada de Infantaria Paraquedista.

Quer saber mais sobre outras tropas de elite? Então aproveite para ler os outros artigos especiais que preparamos sobre o tema.

Fonte: http://www.emilitar.com.br/blog

(Este Vídeo pertence á Cinemateca Brasileira,) Uma bela recordação para todos os Paraquedistas de Ontem e Hoje. HURRA